Folha de dados de segurança para formato liofilizado
Atualizado em 8 abril 2022
Folha de dados de segurança para: amostras para Ensaios de Aptidão (PT) da Saúde Pública em Inglaterra (UK Health Security Agency, UKHSA), congeladas a seco, para microbiologia alimentar.
Data da revisão: 31 de março de 2023
Emitido a: participantes no programa: Programa Normal, Não Patogénico, Vibrio Patogénico e Enterotoxina Estafilococo aureus, e Campylobacter spp.
Acesso: documento a ser descarregado do portal da UKHSA
Food and environmental proficiency testing unit (FEPTU)
UK Health Security Agency
61 Colindale Avenue
London
NW9 5EQ
Email [email protected]
Telephone 020 8327 7119
Portal da Internet: Proficiency testing for food, water and environmental microbiology
1. Identificação do produto e da entidade
Produto
Amostras alimentares simuladas para exames microbiológicos gerais que podem conter uma mistura de microrganismos ou microrganismos de controlo numa cultura pura.
Entidade
Food and Environmental Proficiency Testing Unit (Unidade de Ensaios de Aptidão Alimentar e Ambiental)
UK Health Security Agency
61 Colindale Avenue
London
NW9 5EQ
Telefone (09:00 para 17:00): +44 (0) 20 8327 7119
Telefone (Fora do horário de funcionamento): +44 (0) 20 8200 4400
2. Composição e informação dos ingredientes
Frascos de vidro de material congelado a seco contendo uma mistura de bactérias do Grupo de Risco 2, de acordo com o definido na (Advisory Committee on Dangerous Pathogens 2004 Approved list of biological agents).
Um organismo do Grupo de Risco 2 pode provocar doenças nos humanos e pode ser perigoso para os funcionários dos laboratórios, mas é improvável que se difunda para a comunidade.
3. Identificação dos Riscos
Risco fÃsico-quÃmico
Não aplicável.
Risco para a saúde
Risco mÃnimo de infeção desde que sejam observadas as boas práticas laboratoriais.
Risco ambiental
Não aplicável.
4. Medidas de primeiros socorros
Se ocorrer um contacto acidental com o material, os funcionários do laboratório têm de seguir os procedimentos locais de primeiros socorros que são normalmente aplicados após a exposição a uma amostra alimentar equivalente. A seguir a uma exposição ao material deve procurar aconselhamento médico.
5. Medidas contra incêndio
Não aplicável.
6. Medidas contra libertações acidentais
Cubra a zona com material absorvente e inunde com um desinfetante adequado. A zona deve ser deixada como está durante 30 minutos antes de o derrame ser absorvido com um excesso de material absorvente. Use equipamento de proteção individual adequado.
7. Manuseamento e armazenamento
Armazene as amostras entre 2ºC e 8ºC. As amostras têm de ser processadas num ambiente laboratorial que, de acordo com os regulamentos e linhas de orientação nacionais, seja adequado à s práticas de microbiologia. Os funcionários que manuseiem o material devem ter formação no manuseamento de material biológico infeccioso. O material deve ser tratado com o mesmo nÃvel de cuidados que seriam exercidos com amostras alimentares equivalentes que sejam submetidas ao laboratório para ensaios. O contacto das mãos com a boca deve ser evitado ao trabalhar com as amostras e os procedimentos normais para a lavagem das mãos ao manusear amostras de rotina também devem ser observados com as amostras de PT.
8. Controlos à exposição e proteção pessoal
Use boas práticas laboratoriais e use batas de laboratório adequadas, luvas e proteção ocular. A remoção dos frascos da embalagem e a reconstituição devem ser executadas numa hotte com exaustão.
9. Propriedades fÃsicas e quÃmicas
Material inerte, seco e sem cheiro.
10. Estabilidade e reatividade
É improvável que o armazenamento aumente ou reduza os riscos de infeção associados ao manuseamento do material.
11. Informação toxicológica
Não aplicável.
12. Informação ecológica
Não aplicável.
13. Considerações para descarte
O material usado tem de ser descartado usando um autoclave, tal como as amostras alimentares contendo microrganismos infecciosos, e de acordo com todos os regulamentos locais e nacionais.
14. Informação para transporte
Consulte os regulamentos nacionais e internacionais sobre o transporte de bactérias do Grupo de Risco 2 (substância biológica � Categoria B; UN3373).
15. Informação regulamentar
CE Agente biológico, Categoria do Risco ou Grupo de Risco 2.
Tenha em atenção que esta folha de dados de segurança não constitui as avaliações pessoais do utilizador sobre o risco no local de trabalho, de acordo com a legislação sobre saúde e segurança.
16. Outras informações
No caso de um acidente envolvendo a exposição dos funcionários ao material contido nas amostras, contacte a Food and Environmental Proficiency Testing Unit (+44 (0) 20 8327 7119) durante o horário normal de funcionamento no Reino Unido. Fora de horas, deve contactar o Colindale Duty Officer (+44 (0) 20 8200 4400).
Para mais informações sobre este produto, aconselha-se os participantes a ler as folhas de instruções disponÃveis no portal da Internet 188ÌåÓý